Banner

Desafio Fotográfico

1º DESAFIO FOTOGRÁFICO IFFOTOCLUBE/UERGS NO FOCAL - SICITEA: UM OLHAR SOBRE A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL .

Descrição: 

O Desafio Fotográfico proposto pelo IFFotoclube Bom Jesus e o Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UERGS tem por objetivo promover a prática fotográfica enquanto fruto de ações que visam aprimorar a visão crítica sobre o real, fomentar o uso de imagens como ferramenta para discutir, refletir, redefinir a Segurança alimentar no Brasil, além de contribuir com a divulgação e a popularização do conceito de Segurança alimentar e Nutricional (SAN).

Partindo de iniciativas propostas pelo Projeto de Extensão Cineclube Debates, pertencente ao Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus, o IFFotoclube Bom Jesus busca promover uma relação entre aspectos técnicos e reflexivos, unindo a prática fotográfica aos preceitos críticos propostos pelo FOCAL e pelo SICITEA. Numa ação em conjunto com o Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UERGS, o 1º DESAFIO FOTOGRÁFICO FOCAL - SICITEA assume como pressuposto que todo o cidadão tem o direito de ter acesso regular e permanente a alimentos em quantidade e qualidade suficientes sem comprometer outras necessidades essenciais (BRASIL, 2006).

Neste sentido, foi aprovada em 15 de setembro de 2006 a Lei de Segurança Alimentar e Nutricional aprovada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) sob nº 11.346, sobre segurança alimentar e nutricional no Brasil, abrangendo a agricultura familiar e tradicional, que visa ampliar o acesso da população aos alimentos através da ampliação da sua produção, processamento, industrialização e comercialização. Segundo esta lei, a produção e industrialização de alimentos deve garantir a qualidade geral dos produtos alimentícios, além do seu aproveitamento, o que será alcançado com o estímulo de vidas saudáveis, conscientização da população quanto a aspectos de saúde e segurança alimentar, além da formação de pessoas capacitadas para atuar nas diferentes áreas da produção de alimentos. A proposta temática do Desafio Segurança Alimentar Fotografada deve seguir os preceitos colocados pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional de forma a propor reflexões e redefinições do consumo e produção de alimentos em nível local, regional ou nacional.Segundo esta Lei, ainda: “A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis” (BRASIL, 2006).

*Referência: BRASIL, 2006. CONSEA. Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Lei de Segurança Alimentar e Nutricional de 15 de setembro de 2006.

INSCRIÇÕES: devem ser feitas até o dia 15/06 por meio do QR CODE contido no Flyer de divulgação do Desafio Fotográfico (em anexo).

ATENÇÃO: INSCRIÇÕES PRORROGADAS até o dia 18/06.

Observação: demais detalhes e informações estão contidas no regulamento do Desafio Fotográfico (em anexo).