Banner

O FOCAL

O FOCAL nasceu em 2003 pelo ideal de 8 estudantes do curso de Ciências dos Alimentos da ESALQ/USP que queriam ver sua carreira profissional sólida e sabiam que para isso seria necessário debater formação acadêmica e atuação profissional.

A primeira edição do FOCAL foi um grande sucesso, tendo recebido apoio de todos os professores do curso de Ciências e de autoridades esalqueanas. A partir do FOCAL ampliou-se o debate sobre a formação acadêmica e a futura atuação profissional, visto que então não havia ainda turma graduada.

Em 2008 foi criada oficialmente a Associação dos Profissionais Cientistas de Alimentos, órgão que tem por função representar todos os profissionais Cientistas de Alimentos no Brasil.

Em 2009, uma feliz surpresa, não era apenas a ESALQ que formaria Cientistas de Alimentos no Brasil. Neste momento surge o grande desejo de conhecer os demais cursos, seus professores e alunos, e por isso foi proposta a segunda edição do FOCAL, o que aconteceu em outubro do mesmo ano. E Piracicaba recebeu professores e alunos do IF Sudeste de Minas – campus Rio Pomba, da UFV – campus Rio Paranaíba, da UFSC – campus Florianópolis, da UFMT – campus Cuiabá, da UNIPAMPA – campus Itaqui, e da UFMG – campus Montes Claros. O evento foi um grande sucesso de integração entre os cursos, os professores e os estudantes, e também com a APCAL, tanto que na empolgação já foi definida uma nova edição para o ano seguinte, 2010, em Florianópolis.

Na terceira edição, em Florianópolis, dois cursos se somaram aos demais, o Instituto Federal Fluminense – campus Bom Jesus do Itabapoana e a UFOP – campus Ouro Preto. Nesta edição um passo muito importante foi dado, a proposta de criação de diretrizes curriculares (abrangendo as quatro áreas formadoras dos profissionais, Ciências Agrárias, Ciências Exatas, Ciências Biológicas e da Saúde, e Ciências Humanas, Sociais e Econômicas) para os cursos de Ciência e Tecnologia de Alimentos a serem apresentadas e aprovadas na edição seguinte. Outras propostas apresentadas foram a criação de um espaço permanente no evento para discussão didático-pedagógica, a denominação de Cientista de Alimentos para os egressos dos cursos de graduação, independentemente de suas denominações de curso, assim como a alteração do nome da Associação dos Profissionais em Ciências dos Alimentos para Associação dos Profissionais Cientistas de Alimentos.

Na quarta edição, em Ouro Preto – Minas Gerais, realizada em 2011, além da boa interação entre os cursos, seus professores e estudantes, houve também avanços significativos, como o que o Professor Aureliano chamou de Carta de Ouro Preto, fazendo referência à importância histórica da cidade e sua relação com a nova história que estava acontecendo na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos a partir daquele Fórum. Nesta edição foi escrita a primeira proposta de harmonização entre as matrizes curriculares dos cursos, foi ratificada uma proposta de diretrizes curriculares para os cursos que os unissem ainda mais, foi sugerida e aceita a alteração do nome do Fórum, incluindo nele a palavra Nacional e proposta a criação de um evento científico simultâneo ao FOCAL.

Em 2013, em Cuiabá, aconteceu então a quinta edição do FOCAL. Neste evento foi apresentado pela presidente da APCAL na época, o Projeto de Lei 5684/2013 de iniciativa da APCAL e apresentada pelo deputado Mendes Thame à Câmara Federal, o PL objetiva regulamentar a profissão de Cientista de Alimentos no Brasil. Foram propostas e aceitas a criação de um grupo de e-mail que favorecesse a comunicação entre os professores dos cursos de C.T.A. e a padronização da cor laranja da faixa usada beca de formatura dos Cientistas de Alimentos. Foram propostos meios de comunicação mais eficientes entre os professores e os alunos e egressos dos cursos.

Em 2015, Piracicaba novamente recebe uma edição do FOCAL, desta vez com presença recorde de representantes de cursos de C. T. A. do Brasil, incluindo o IF Goiano – campus Inhumas, o IF Sul de Minas – campus Machado, a UFRA – campus Belém. Foi proposto que os cursos que ainda não tivesse Comissão de Divulgação que a criasse.

Texto: Rodrigo Aparecido Moraes de Souza - UFUberlândia

​Em 2017, o Instituto Federal Fluminense cediará o evento através da organização a ser realizada pelo campus de Bom Jesus do Itabapoana.

 Sejam todos bem vindos!